builderall

Nos últimos 10 anos muita coisa mudou no mundo, principalmente na área de tecnologia. Já parou para pensar que há 10 anos não existiam iPhones e a moda era usar Nextel? Não existiam aplicativos como Uber e iFood, que foram grandes revolucionários em seus setores. Muitos ramos passaram por grandes transformações, uma gigante como a Blockbuster foi ?atropelado? pelo Netflix e demais aplicativos de streaming. Para ouvir música ainda era necessário baixar músicas e transferir para os iPod?s. Pensando em todo esse avanço tecnológico e em todas as facilidades que trouxeram para o dia a dia das pessoas, é praticamente impossível imaginar a nossa vida sem um smartphone, sem acesso à internet na palma da mão e sem esses aplicativos que mudaram a forma das pessoas viverem e se relacionarem.


No ramo de Som e Acessórios, muita coisa mudou também. No início desta última década, de uma forma geral, havia muita procura para acessórios como o ?famoso? trio elétrico (vidro, trava e alarme). Poucos carros vinham com som de fábrica, e a procura por CD players com USB, Bluetooth e alto falantes era grande. A película solar era a mais simples possível e com um único objetivo, tornar os vidros mais escuros. Iniciava-se a procura por Película Antivandalismo. O Kit de lâmpadas xênon era campeão de vendas e carros como Classic, Astra, Polo, Gol, Palio eram equipados aos montes. DVDs Kenwood, que nem é mais comercializado no Brasil, e Pioneer eram campeões de procura.


Quem lia as notícias à época poderia achar que o ramo de Som e Acessórios estaria com os dias contados, pois a cada ano que passava os carros vinham mais e mais completos, dando a impressão de que as oportunidades para os lojistas estariam minguando e restando pouquíssimos serviços para realizar.


No entanto, a tecnologia, que parecia estar ?contra? o ramo, tornou-se uma aliada. Diminuíram os serviços que exigiam grandes adaptações, saíram de cena as serras, o martelo, outras ferramentas pesadas e foram substituídas por multímetro, computador, smartphones e ferramentas de ajuste fino para acompanhar a tecnologia embarcada nos veículos que passaram a frequentar as lojas.


Gestores atentos à essa movimentação, passaram a se preparar para este ?novo? tipo de cliente, muito mais exigente, com carros mais completos e que exigiam um novo tipo de conhecimento dos colaboradores: o tecnológico. Para eles (instaladores de som e acessórios), também foi uma grande ?revolução?. Ao invés de levar um dia inteiro para equipar um carro com vidro, trava e alarme, passou-se a levar 3 horas para instalar uma central multimídia. Substituir a máquina de vidro e as travas manuais que era um serviço essencialmente braçal, deu espaço para configurações no sistema RedeCan (um computador interno que facilita a busca por diagnósticos em caso de mal funcionamento de componentes).

Tudo que envolve tecnologia, em 2 ou 3 anos se torna obsoleto. E isso faz com que clientes que compram seminovos de 3 anos atrás nos procurem para ?atualizar? o seu carro e integrar as novas tecnologias, seja ela em conectividade com o smartphone, com películas de alta performance que ajudam a reduzir o consumo de ar condicionado ou com iluminação de LED.


Vale ressaltar que o padrão de qualidade de instalação cresceu conforme o padrão de complexidade dos carros também evoluiu. Isso possibilitou que o segmento se profissionalizasse cada vez mais seja em conhecimento de produtos com respaldo junto aos fabricantes, ou em serviços tratados internamente via treinamentos recorrentes que a Rede SmartGarage proporciona aos seus colaboradores. O time da SmartGarage está preparado para oferecer uma grande consultoria técnica aos seus clientes.


Todo esse universo tecnológico também possibilitou o aumento da gama de serviços que as lojas do segmento proporcionam ao cliente. No link abaixo você pode conferir detalhadamente cada serviço, dentre os principais, que as lojas têm à disposição do consumidor. 



https://www.instagram.com/smartgaragesom/